Os valores de criptomoedas variam muito porque o mercado é novo, não está estabelecido e estão sendo criadas muitas criptomoedas, que em sua maioria não valem nada. A maioria das transações feitas hoje com criptomoedas são especulativas, ou seja, ainda são transacionadas na maioria das vezes por empresas de câmbio, e pessoas que estão ganhando dinheiro comprando, vendendo ou apenas acumulando as mesmas, aguardando a sua popularização. A soma destes fatores as tornam ativos extremamente voláteis.
Compra-se e vende-se do forma especulativa, pois as criptomoedas ainda não atingiram nem 0,1% da população economicamente ativa, e a medida que as mesmas se popularizem, haverá uma explosão em busca destas, e estas estarão na mão de algumas pessoas. Ou seja, será necessário ainda alguns anos para que o mercado de criptomoedas se estabilize, e quando isto acontecer as variações serão possivelmente menores.
Para tentar ser mais objetivo, as criptomoedas ainda não atingiram maturidade de mercado, não é onipresente como o dinheiro que está na mão de todas as pessoas. Mas isto deve mudar na medida que as pessoas aprendam sobre as mesmas, e percebam o quanto são melhores que dinheiro fiduciário. Criptomoedas não foram criadas para serem um produto de especulação, e sim uma forma de pagamento. Em algum momento espera-se que a mesma esteja sendo utilizada do forma corriqueira, isto deve permitir uma maior estabilização da mesma.
Portanto o que acontece hoje com as criptomoedas em suas subidas ou descidas repentinas são especulação, notícias, e outros fatores. Mas principalmente a pouca idade e maturidade das criptomoedas e dos próprios usuários. A medida que a mesma se torne popular e mais distribuída, saberemos o seu valor real. E em alguns casos estes valores poderão ser bem altos, pois algumas criptomoedas são limitadas e já estão bem perto de se esgotar.
Algumas moedas virtuais terão uma tendência a flutuar mais que outras, pois são criptomoedas que possuem um baixo número de emissão, tome-se como exemplo o Bitcoin, que possui um limite de 21 milhões de unidades (que podem ser subdivididas). Ou seja, ainda em 2018 ou no máximo em 2019, todas as unidades de Bitcoin estarão mineradas, e estarão nas mãos de alguém, tornando a mesma um criptomoeda mais escassa se comparada com outras. Isto, somado ao fato de ser a primeira criptomoeda, fará com que o Bitcoin se torne algo não acessível a todos, sendo muito difícil uma previsibilidade sobre a mesma.
Outras moedas virtuais que possuem uma emissão bem mais alta como o Ripple, onde aproximadamente 100 bilhões de unidades pré-mineradas já estão em sua maior parte disponível ao mercado, terão em nossa opinião uma volatilidade menor, serão possivelmente mais previsíveis. Pois a finalidade da mesma, desde de sua concepção nunca foi concorrer com o Bitcoin, mas permitir a transmissão mais rápida de recursos.
Neste momento existe ainda um terceiro fator que está afetando o mercado, a manipulação de preços. Criptomoedas são facilmente manipuladas, pois sabe-se que estão nas mão de um número pequena da população mundial, por isso você verá preços diferentes em locais diferentes, variações que podem chegar a 35%.
By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.fx.com.br/