Por que os valores de criptomoedas variam tanto?

Os valores de criptomoedas variam muito porque o mercado é novo, não está estabelecido e estão sendo criadas muitas criptomoedas, que em sua maioria não valem nada. A maioria das transações feitas hoje com criptomoedas são especulativas, ou seja, ainda são transacionadas na maioria das vezes por empresas de câmbio, e pessoas que estão ganhando dinheiro comprando, vendendo ou apenas acumulando as mesmas, aguardando a sua popularização. A soma destes fatores as tornam ativos extremamente voláteis.

Compra-se e vende-se do forma especulativa, pois as criptomoedas ainda não atingiram nem 0,1% da população economicamente ativa, e a medida que as mesmas se popularizem, haverá uma explosão em busca destas, e estas estarão na mão de algumas pessoas. Ou seja, será necessário ainda alguns anos para que o mercado de criptomoedas se estabilize, e quando isto acontecer as variações serão possivelmente menores.

Para tentar ser mais objetivo, as criptomoedas ainda não atingiram maturidade de mercado, não é onipresente como o dinheiro que está na mão de todas as pessoas. Mas isto deve mudar na medida que as pessoas aprendam sobre as mesmas, e percebam o quanto são melhores que dinheiro fiduciário. Criptomoedas não foram criadas para serem um produto de especulação, e sim uma forma de pagamento. Em algum momento espera-se que a mesma esteja sendo utilizada do forma corriqueira, isto deve permitir uma maior estabilização da mesma.

Portanto o que acontece hoje com as criptomoedas em suas subidas ou descidas repentinas são especulação, notícias, e outros fatores. Mas principalmente a pouca idade e maturidade das criptomoedas e dos próprios usuários. A medida que a mesma se torne popular e mais distribuída, saberemos o seu valor real. E em alguns casos estes valores poderão ser bem altos, pois algumas criptomoedas são limitadas e já estão bem perto de se esgotar.

Algumas moedas virtuais terão uma tendência a flutuar mais que outras, pois são criptomoedas que possuem um baixo número de emissão, tome-se como exemplo o Bitcoin, que possui um limite de 21 milhões de unidades (que podem ser subdivididas). Ou seja, ainda em 2018 ou no máximo em 2019, todas as unidades de Bitcoin estarão mineradas, e estarão nas mãos de alguém, tornando a mesma um criptomoeda mais escassa se comparada com outras. Isto, somado ao fato de ser a primeira criptomoeda, fará com que o Bitcoin se torne algo não acessível a todos, sendo muito difícil uma previsibilidade sobre a mesma.

Outras moedas virtuais que possuem uma emissão bem mais alta como o Ripple, onde aproximadamente 100 bilhões de unidades pré-mineradas já estão em sua maior parte disponível ao mercado, terão em nossa opinião uma volatilidade menor, serão possivelmente mais previsíveis. Pois a finalidade da mesma, desde de sua concepção nunca foi concorrer com o Bitcoin, mas permitir a transmissão mais rápida de recursos.

Neste momento existe ainda um terceiro fator que está afetando o mercado, a manipulação de preços. Criptomoedas são facilmente manipuladas, pois sabe-se que estão nas mão de um número pequena da população mundial, por isso você verá preços diferentes em locais diferentes, variações que podem chegar a 35%.

0
Vou ficar rico com criptomoedas?
Por que existem tantas criptomoedas?

Posts Relacionados

Sem mimimi
Diferente de outras exchanges de criptomoedas, aqui você compra e recebe a criptomoedas na sua carteira. Sem mimimi, não é perfeito?
Preço justo
Nossa plataforma oferece o melhor preço para o Bitcoin e outras criptomoedas, achou mais barato? Fale conosco, faremos o possível para cobrir a oferta.
Estamos aqui
Tem alguma dúvida? Quer aprender mais sobre criptomoedas? Temos um time de especialistas à disposição em horário comercial para lhe atender.
Empresa legal
Somos uma empresa constituída legalmente, nosso negócio é compra, venda e troca de criptomoedas, emitimos nota fiscal de acordo com a legislação.
Bitcoin (BTC)
Dash (DASH)
Dogecoin (DOGE)
Ethereum (ETH)
Litecoin (LTC)
Monero (XMR)
Stellar (XLM)
Ripple (XRP)
Existem muitas histórias (verdadeiras) na internet de pessoas que ficaram milionárias com criptomoedas, especialmente o Bitcoin, e isto leva milhares de pessoas a buscarem investimentos em moedas virtuais, muitas vezes sem saber o que estão fazendo, e isto pode ser perigoso, pois você pode perder todo o dinheiro investido.Por outro lado, se feito c...
Os valores de criptomoedas variam muito porque o mercado é novo, não está estabelecido e estão sendo criadas muitas criptomoedas, que em sua maioria não valem nada. A maioria das transações feitas hoje com criptomoedas são especulativas, ou seja, ainda são transacionadas na maioria das vezes por empresas de câmbio, e pessoas que estão ganhando dinh...
Criar uma criptomoeda é relativamente fácil, uma vez que o código fonte do Bitcoin por exemplo é aberto, ou seja, você pode clonar o mesmo e criar sua própria moeda virtual baseada em blockchain. Por isso milhares de criptomoedas que estão no mercado não tem nenhuma relevância, são apenas cópias de outras, portanto seja sempre cauteloso ao escolher...
Trata-se de uma oferta inicial de uma nova criptomoeda (Initial coin offering), uma excelente oportunidade de se adquirir unidades de um ativo no seu nascimento, e em caso de valorização ganhos estratosféricos. Entretanto é uma opção para poucos, uma vez que na maior parte dos casos estes ICOs são lançados em países que não possuem nenhuma regulaçã...
Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada criada em 2008, e que rapidamente se tornou a moeda digital mais usada no mundo. Suas transações são autenticadas e confirmadas no blockchain através da rede de mineradores Bitcoins, e conta com uma criptografia forte para proteção de suas transações. O Bitcoin, pode ser considerado o dinheiro criado para a...